ARTISTAS

TARDA (1)

tArda

TARDA é uma banda formada pelas artistas Sara Não Tem Nome, Julia Baumfeld, Paola Rodrigues, Victor Galvão e Randolpho Lamonier. O projeto integra as múltiplas atuações das artistas entre os campos das artes visuais, música e audiovisual, abordando deslocamentos emocionais e cognitivos que caracterizam as tensões de identidade nas relações humanas e fluxos caóticos de informação. As composições musicais abrangem gêneros como post-rock, shoegaze e dream-pop, transitando de forma expressiva desde melodias plácidas a uma catarse ruidosa. O elaborado uso das vozes entre canções, harmonias delicadas e o spoken word se desenvolvem junto de formas abertas à improvisação, conduzidas por impulsos primitivos.

O primeiro single da banda, com as faixas Ninguém por enquanto e Veluda será foi lançado em setembro de 2018 via EAEO Records.
A estrutura heterogênea das composições se desenvolve como um fluxo de discordâncias que refletem possibilidades de anonimato e interações complexas. As faixas em comum tomam a ideia de inadequação como foco narrativo, descrevendo relações conflituosas entre indivíduo e coletivo que se dão pelas diferentes formas de construção de identidade. A faixa Veluda foi lançada acompanhada de videoclipe, um filme curto produzido coletivamente pelo próprio grupo, que explora a angústia que existe na relação tensa entre momentos de estagnação e catarse nos processos criativos. Filmado inteiramente com equipamento de televisão analógica, se apresenta como um ensaio visual que retrata o cotidiano da banda e as formas visuais ruidosas que povoam seu repertório de imagens.

Os cinco jovens artistas, que formaram em 2017 o grupo TARDA, vêm construindo uma trajetória em ascensão nos circuitos artísticos, tanto em suas atividades individuais quanto em projetos coletivos, a partir de um amplo conjunto de referências que constroem o imaginário poético e conceitual compartilhado.